top of page
  • Foto do escritorMauthe/Comm

Renderização de Imagens


Uma bola de metal dentro de uma caixa em um cenário virtual.

A Renderização é o processo de transformar um modelo 3D (tridimensional) em uma imagem 2D (bidimensional), que pode ser visualizada em uma tela. Esse processo envolve cálculos complexos de de geometria, física, iluminação, textura, sombra, cor e perspectiva, que simulam a aparência real do objeto 3D e pode levar desde alguns segundos até várias horas, dependendo da complexidade do modelo e da qualidade da imagem desejada.


Para entender melhor como funciona a renderização, vamos usar uma analogia: Imagine que você quer desenhar um carro em uma folha de papel. Você pode usar uma régua, um compasso, um lápis e uma borracha para fazer um esboço geométrico do carro, com linhas retas, curvas e medidas precisas. Esse esboço seria o equivalente aos dados que o computador recebe, como as coordenadas, as formas e as dimensões dos objetos. Mas o seu desenho ainda não está pronto. Você precisará dar volume, cor, sombra, brilho e textura ao seu carro para que ele fique mais realista e apresentável. Esse processo seria o equivalente à renderização.


De forma mais objetiva, imagine que você queira criar uma cena de um quarto com uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma janela. Você pode usar qualquer software de modelagem 3D para desenhar os objetos e posicioná-los no espaço virtual. Mas, para ver como ficaria o resultado final, você precisará renderizar a cena, ou seja, gerar uma imagem que mostre como a luz entra pela janela, como as sombras se projetam no chão e nas paredes, como as cores e as texturas dos objetos se combinam, etc.


Quanto mais realista for a renderização, mais tempo e recursos ela vai demandar. O filme Toy Story, da Pixar, é um bom exemplo. Seus personagens e cenários foram criados em computadores, usando programas de modelagem 3D. Depois, cada cena foi renderizada para gerar as imagens que compõem o filme.


E cada imagem levou cerca de, impressionantes, 5 horas para ser renderizada. Conclusão: O filme inteiro levou mais de 800 mil horas de processamento em computadores de última geração!


Em resumo, a renderização é uma técnica que permite criar imagens incríveis a partir de modelos 3D. Ela é usada em diversas áreas, como jogos, publicidade, cinema, arquitetura, engenharia, medicina, design, educação, etc.


É uma forma de arte e ciência que combina criatividade com tecnologia.

No vídeo abaixo, veremos como é o processo uma renderização de uma imagem relativamente simples e pequena (1080x1350px = 9,14x11,43cm), sem muitos elementos e com poucos detalhes, em qualidade média. Essa configuração não é ideal para peças em caráter publicitário e serve aqui apenas em caráter de exemplo:


Se essa mesma renderização estivesse sendo realizada em qualidade alta, com mais elementos e detalhes, e em tamanho maior, poderia levar mais de 20 vezes de tempo do que o apresentado aqui.

2 visualizações

Commentaires


bottom of page