top of page
  • Foto do escritorMauthe/Comm

Quantos frames tem 1 seg. de animação?


Garotinho sendo levado para o alto por vários balões coloridos.

Antes de responder a essa importante pergunta, vamos entender o que são os Frames em uma animação.


Para criar vídeos ou animação, é necessário usar imagens continuas. Podem ser fotos, desenhos, imagens e etc. Cada imagem é chamada de Frame (ou quadro).


Assim frames são imagens que passam consecutivamente e dão a impressão de movimentos ou animação.



Como os frames são vistos?

O olho humano tem a capacidade de diferenciar o número de frames que a animação que ele está vendo tem. Em um vídeo, com uma taxa de frame menor que 12 imagens por segundo, o cérebro entende que são apenas imagens em alta velocidade. Para que os olhos e o cérebro entendam como movimentos, é necessário ter 12 ou mais frames por segundo.



Frames a mais

Cada frame a mais causa uma animação mais natural, e fluida. Entretanto, também será necessário muito mais tempo e custo de produção. Ou seja, quanto mais frames, maior seu tempo de renderização.


Para termos uma ideia, os primeiros filmes usavam entre 16 e 20 frames por segundos (fps). É o mínimo necessário para causar uma sensação mediana de movimento. Antigamente, essa utilização, de 16 até 29 fps em vídeos, servia para economizar os custos de produção.


Veja este exemplo abaixo. Uma animação com 12.5 fps já consegue passar a impressão de movimento, apesar de ser de qualidade duvidosa. Porém, com 25 fps, além de passar impressão de um movimento melhor, também deixa um desfoque, tornando o vídeo mais agradável. Já com 50 fps, a animação é bem mais fluida.



Normalmente, as animações seguem o padrão de 24 a 30 frames por segundo, sendo utilizada para cinema, produções para televisão, etc, por trazer um desfoque natural em movimentos, que agradam ainda mais os olhos. Porém, as produções mais atuais, com padrões em 4K, utilizam de 50 a 60 fps!


Tudo dependerá do objetivo que queremos atingir, do tempo que será desprendido e da verba que será disponível.

1 visualização

Comments


bottom of page