top of page
Foto do escritorMauthe/Comm

Briefing. O monstro do armário!


Uma gárgula de pedra observando Paris à noite.

Seja para a elaboração de uma grande campanha mundial ou de um pequeno projeto de bairro, é crucial, fundamental e extremamente necessário um briefing bem feito. É através dele que todas as etapas do planejamento possam ser realizadas sem distorções ou más interpretações.


Briefing é um conjunto de informações importantes para o bom desenvolvimento e direcionamento de um trabalho, seja ele relacionado a textos, peças ou layouts.

É por ele que a equipe criativa consegue entender os objetivos do cliente, o motivo daquele projeto e se aquilo que ele imaginou é possível ou não de ser executado.


Normalmente, o briefing acaba não recebendo sua devida importância. Muitas vezes por falta de paciência do cliente, outras por falta de tempo ou por simplesmente acreditar que este é um documento desnecessário e acaba não sendo preenchido com todas as informações necessárias.


"Trabalhar sem informação precisa e organizada é como entrar em campo no meio de uma partida de futebol, sem saber qual é o seu time: você pode até pode ser um crack com a bola, mas estará sempre sujeito a fazer maravilhosos gols contra."
Stalimir Vieira (publicitário)

Sem esse precioso documento bem redigido, perde-se os dados mais importantes do que o cliente está imaginando e acabamos por não conseguir saber o real objetivo da sua marca ou o que querem passar, resultando em uma proposta visual crua, sem valor ou representatividade. Além disso, e pior, é que acarreta em um maior tempo de execução do mesmo projeto, tentando acertar. Sem o briefing, o que a princípio pode parecer uma liberdade de criação, se torna um grande empecilho e uma experiência desastrosa, arruinando, inclusive, a relação harmoniosa cliente/agência.


Um briefing bem elaborado ajuda a traçar estratégias concretas e otimiza muito o trabalho a ser realizado, evitando as tão malfadadas refações e qualquer provável desvio no desenvolvimento do projeto.


Todos tem a ganhar!

2 visualizações
bottom of page